Walter Miranda
Artista Plástico

Cursos no Ateliê Oficina

Em 30 anos de experiência profissional, percebemos que geralmente os currículos das escolas de artes são muito superficiais e, em muitos casos, os professores são inexperientes em pedagogia e didática artística.

aLÉM DISSO, O planejamento dos cursos é direcionado a grandes turmas com um ensino genérico e massificante, desconsiderando o tempo de desenvolvimento individual. Os alunos recebem a mesma matéria por aula sem acompanhamento de sua evolução ou dificuldade.

Em contrapartida, há também os professores que terminam o trabalho do aluno, não tendo o esforço de ensiná-los, tornando-os dependentes.

O Ateliê Oficina FWM de Artes foi criado para suprir estas deficiências e atender as pessoas que realmente desejam aprender o ofício das artes.

Neste sentido, os alunos estudam em um ambiente de ateliê, e não de escola, Por meio de programas sérios de aulas direcionados ao domínio profundo das técnicas do desenho, pintura, pastel, aquarela, nanquim, papel artesanal, etc. Com aulas individualizadas e em pequenas turmas.

Com isso, conseguimos acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, eliminando suas deficiências e explorando o seu potencial criativo.

Devido à profundidade e abrangência do nosso método de ensino, nossos cursos são de longa duração. Não acreditamos que qualquer Arte e suas técnicas artísticas possam realmente ser aprendidas através de cursos pasteurizados e rápidos, tipo fast food.

Não adianta entender a teoria se não soubermos praticá-la.

Nosso método de ensino valoriza a transmissão do conhecimento teórico e sua prática constante. Em Arte, não existe mágica, nem milagres, e sim trabalho árduo e sério.  O resultado tem sido muito gratificante, pois nossos alunos têm conseguido excelentes resultados técnicos e artísticos.

Confira os resultados observando alguns de seus trabalhos nas páginas deste site.  Você também pode conferir pessoalmente. Basta, fazer-nos uma visita, sem compromisso, e analisar nosso álbum de trabalhos dos alunos.

Se você realmente acredita que o aprendizado artístico passa pela prática de exercícios direcionados a um profundo domínio técnico, temos certeza de que você vai achar o Ateliê Oficina FWM de Artes o lugar ideal para atingir seus objetivos.    

 

Cursos de Papel Artesanal e Papel Reciclado

Proferidos pela professora Flavia V. Miranda

Você sabe qual a diferença entre os dois?

De maneira muito simplificada podemos dizer que papel artesanal é aquele feito de fibras de plantas, ou seja, a matéria prima são as plantas que temos em nossos jardins, sítios, chácaras, etc. e que são processadas artesanalmente para obtermos folhas de papel de diferentes texturas e cores. O papel reciclado é o papel feito de papéis já existentes, (sulfite, revistas, etc.) através de um processo em que esses papéis são desmanchamos e novas folhas de papéis são feitas.

 

Independentemente da técnica, venha aprender a produzir papéis maravilhosos com diferentes texturas e cores e use-os em trabalhos artísticos (desenho, aquarela, gravura), artesanato (revestimentos, decoração), convites, cartas e onde mais sua criatividade mandar.

Papel Reciclado
Papel Artesanal.

 

Papel Artesanal

Você procura curso de Papel Artesanal ou Papel Recilado?

Abaixo, você encontra informações sobre os cursos da área de papel artesanal.

 

Curso prático que ensinará a produção de papel, com pH neutro, a partir de fibra de cana-de-açúcar,

bem como, informações sobre a história do papel, identificação de plantas produtoras de fibras e os meios de produzir papel de durabilidade e qualidade.

Duração de cerca 8 horas em um único dia, inicia-se as 9 hs e termina as 17 hs.

É necessário agendar previamente.

 

* Saiba a diferença entre papel artesanal e reciclado.

 

 

Tingimento Natural

 

Curso prático que ensinará a produção de papel, com pH neutro, a partir de fibra de juta tingida com corante natural, bem como, informações sobre plantas produtoras de corante e os meios de produzir papel de durabilidade e qualidade.

 

Duração de cerca 12 horas em 2 dias, inicia-se as 9 hs e termina as 17 hs e no outro dia das 9 as 13 hs

É necessário agendar previamente.

 

Tingimento com Corante

 

Curso prático que ensinará a produção de papel, com pH neutro, a partir de fibra de juta tingida com corantes industrializados, bem como, informações teóricas e os meios de produzir papel de durabilidade e qualidade.

Duração de cerca 12 horas em 2 dias, inicia-se as 9 hs e termina as 17 hs e no outro dia das 9 as 13 hs

É necessário agendar previamente.

 

Branqueamento

 

Curso prático que ensinará a produção de papel, com pH neutro, a partir de fibra de juta branqueada, bem como, informações teóricas e os meios de produzir papel de durabilidade e qualidade.

Duração de cerca 12 horas em 2 dias, inicia-se as 9 hs e termina as 17 hs e no outro dia das 9 as 13 hs

É necessário agendar previamente.

 

Papel Reciclado

O que você faz com seus papéis velhos? Joga no lixo? E seus papéis artísticos importados?

Agora você poderá reutilizá-los.

Veja abaixo, as informações sobre os nossos cursos de reciclagem de papel.

 

* Saiba a diferença entre papel artesanal e reciclado.

 

Reciclagem simples de papel

 

Para quem quer se divertir produzindo papel de uma forma criativa e muito fácil.

Curso prático de 1 aula, com cerca de 3 horas de duração, onde será ensinada a produção de papel reciclado com utilização de interferências de fotos, linhas, flores e folhas que resultam em papéis decorativos. 

Haverá também informações sobre as diferenças entre papel artesanal e reciclagem artesanal.

É necessário agendar previamente.

 

Reciclagem especial de papel

 

Para quem utiliza papel de alta qualidade e quer reutilizá-los conservando as características do papel. Ideal para artistas!

Curso prático de 1 aula, com cerca de 4 horas de  duração, onde será ensinada a produção de papel reciclado de alta qualidade. Curso ideal para o reaproveitamento de papéis artísticos importados, mantendo sua qualidade e pH neutro.

Haverá informações sobre a história do papel, as diferenças entre papel artesanal e papel reciclado e os meios de produzir papel de durabilidade e qualidade.

É necessário agendar previamente.

 

Walter Miranda
Ateliê Oficina FWM de Artes
Todos os Direitos Reservados.