Walter Miranda
Artista Plástico

Xadrez Bélico

1982
http://www.fwmartes.com.br/imprensa/imagens/m16_u7_15022017-10-12-13_baixa.jpg
Xeque Argentino - Xeque Inglês - Xeque Mate
Abril/1982

Uma ação militar com a simples finalidade ufanista provoca uma reação militar mais ufanista ainda.
Mais uma vez, os conceitos político/militares superam os humanitários e, novamente, joga-se com vidas humanas irresponsavelmente.

AS OBRAS

XEQUE ARGENTINO - Quatro capacetes argentinos envolvem um inglês, numa abordagem  da invasão das ilhas Malvinas pela Argentina. As Malvinas encontram-se divididas pelo tabuleiro, a fim de mostrar que durante a contenda as mesmas não têm "dono".

XEQUE INGLÊS - Doze capacetes ingleses envolvem os quatro argentinos, numa representação da frota naval inglesa perante as forças argentinas. Obviamente, o mapa das Malvinas continua dividido.

XEQUE-MATE - As Malvinas encontram-se no centro do tabuleiro, ou seja, já tem dono. Sobre o tabuleiro, 3 vidros rotulados de sangue argentino e 3 vidros rotulados de sangue inglês representam as vidas humanas ceifadas inutilmente. No centro do tabuleiro, um sétimo vidro, vazio e aberto, representa o futuro: Correrá mais sangue?

COMPONENTES DAS OBRAS

- Três tabuleiros de xadrez (um para cada quadro). 
- Várias metades de cascas de limão, convenientemente preparadas a fim de se evitar o apodrecimento, surgimento de fungos, etc. Estas cascas estão pintadas com a bandeira da Argentina e da Inglaterra, representando capacetes de soldados e peças de um jogo de xadrez.
- Vidros lacrados, contendo tinta vermelha, representam containers de sangue dos soldados.


Walter Miranda
Ateliê Oficina FWM de Artes
Todos os Direitos Reservados.