Walter Miranda
Artista Plástico

Todo Ismo é Ópio do Povo

1982
http://www.fwmartes.com.br/imprensa/imagens/m16_u7_16022017-17-23-57_baixa.jpg

Neste três quadros tento demonstrar que independentemente do sistema político, geralmente, as ideologias tem servido apenas para controlar o ser humano através de dogmas que se baseiam em conceitos filosóficos que não são praticados pelos detentores do poder. O resultado é a miséria de grande parte das populações e o controle político através da violência e do medo. Na prática, tanto o capitalismo, como o socialismo e o comunismo (que para mim ainda não foi colocado em prática, pois o que ocorre na União Soviética não é a ditadura do proletariado, mas a ditadura sobre o proletariado) até o momento, tem servido apenas para controlar os desígnios dos povos de acordo com a vontade dos detentores do poder.

Quadro 1 – Imagens que abordam a situação social e política brasileiras, representam o resultado proporcionado pelo “ismo” vigente no país. Na parte inferior do quadro está a estilização da bandeira brasileira com a palavra liberdade em auto relevo que representa o anseio maior do momento.

Quadro 2 – A invasão da Polônia por tropas soviéticas massacra o movimento “Solidarnosc”, que havia se espalhado pelo país transformando-se na possibilidade de obtenção de liberdade e melhorias sociais.

Quadro 3 – A ditadura imposta à população de El Salvador, sustentada economicamente e militarmente pelos Estados Unidos, provoca os mesmos resultados das ditaduras sustentadas pela União Soviética. Na parte inferior do quadro a bandeira Norte Americana tem inclusa em alto relevo a palavra “O SALVADOR” em alusão tanto ao nome do país onde ocorrem as atrocidades mostradas, quanto à prepotência norte americana que se considera “o salvador” do mundo ocidental.

Técnica: Grafite sobre papel e óleo sobre madeira

Dimensões: 60 x 60 cm  

Walter Miranda
Ateliê Oficina FWM de Artes
Todos os Direitos Reservados.