Walter Miranda
Artista Plástico

No Centro de Artes Shopping News, a Vez da Nova Geração

1983
Três pintores da nova safra, indicados pelo crítico de arte Olney Kruse, mostram suas tendências na exposição coletiva que o Centro de Artes Shopping News inaugura amanhã.
Shopping News
2 de outubro de 1983Artes Plásticas - Pág. 18
http://www.fwmartes.com.br/imprensa/imagens/m16_u7_05022017-18-02-02_baixa.jpg

Eles não se conheciam antes que o crítico e artista plástico Olney Kruse os indicasse para essa coletiva, cuidando inclusive, de selecionar pessoalmente as obras que cada um vai expor. Mas além de serem pintores novos, que experimentam dia a dia as agruras de um mercado repleto de medalhões, os três têm um forte ponto em comum: escolheram a pintura como meio de espressão do seu tempo- reforçam, aliás, essa condição, autodefinindo-se como documentaristas de sua época. E a visão que cada um tem do momento que vive transparece em seus quadros

http://www.fwmartes.com.br/imprensa/imagens/m16_u7_05022017-18-02-22_baixa.jpg
1984 - O Estigma de George Orwell

Walter faz uma analogia com a obra de George Orwell, autor do livro “1984,apresentando figuras humanas robotizadas, que andam pelas ruas centrais de São Paulo insensíveis as palavras de ordem presentes nas lojas comerciais. "Quero mostrar a inércia da sociedade que se permite manipular pelos detentores do poder, como na ficção de “Orwell”, argumenta.

 

Na Luta

Walter por sua vez, diz já ter perdido a conta de quantos salões participou, pois envia trabalhos para todos que pode, desde 1978, quando estreou no 6° Salão Jovem de Arte de Santos. “O salão é ótimo porque dá chance ao artista de mostrar seu trabalho, justifica". O primeiro prêmio significativo que recebeu, segundo afirma, foi na 3ª Mostra Nova do Centro de Artes Shopping News, realizada em 1980, que lhe abriu as portas para a primeira individual, no próprio Centro de Artes, em 1981. Além deste, fala com carinho também do prêmio Cidade de Santo André, conquistado em abril último no 11º Salão de Arte Contemporânea daquela cidade. Lorenzetti, Cassiano e Walter ficam até o próximo dia 14 no Centro de Artes Shopping News. Suas obras podem ser vistas das 9 ás 18 horas, de 2ª a 6ª Feira, na rua Martins Fontes, 159.

Walter Miranda
Ateliê Oficina FWM de Artes
Todos os Direitos Reservados.