Walter Miranda
Artista Plástico

A Arte de Walter Miranda: Retratar a Realidade

1992
Gazeta do Ipiranga
15 de maio de 1992
http://www.fwmartes.com.br/imprensa/imagens/m16_u7_05022017-19-52-04_baixa.jpg

O progresso humano, o conforto material proporcionado pela tecnologia, o controle do indivíduo através de meios sutis. Esses são alguns dos temas abordados pelo artista plástico Walter Miranda em seus quadros. Uma arte pouco convencional que pode ser vista no Espaço Cultural Faria Lima (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2100, lojas A e B) das 20h as 23 horas.
Na exposição Admirável Mundo Novo vão ser apresentados vários trabalhos realizados por Walter Miranda em 1991. Eles descrevem de maneira bastante crítica a experiência do pintor com a obra homônima do escritor inglês Aldous Huxley. Um livro que discute as incoerências do desenvolvimento humano que, em decorrência da modernidade, transformam-se em seres apáticos, superficiais e incapazes de solucionar os problemas vindo deste desenvolvimento desestruturado.
"Minha maior preocupação ao criar", diz Miranda, "é retratar fatos que se relacionem com nossa realidade. Não busco o sonho, como muitos artistas fizeram no passado. Só não posso deixar de expressar o que vejo, sinto e penso, mesmo que muitas vezes tal fato se transforme em uma crítica social."
Na confecção de suas obras Miranda utiliza técnicas pouco usadas. Sobre tela ou madeira o pintor cria imagens através da justaposição de peças de computador sobre um fundo pintado a óleo. Seus quadros são planejados com base na proporção áurea – uma relação matemática observada em várias criações da natureza e bastante utilizada pelos povos da antiguidade. Através desse método Miranda consegue relacionar todas as partes do quadro num aspecto harmonioso.

http://www.fwmartes.com.br/imprensa/imagens/m16_u7_05022017-19-52-21_baixa.jpg
Algemas Tecnol

"Eu procuro colocar em meus trabalhos elementos simbólicos que estejam relacionados com a realidade do espectador. Alguns dos elementos são repetidos em várias obras para dar ênfase à mensagem que procuro transmitir. Isso obriga as pessoas a examinar as ligações entre todos os quadros. Meu objetivo é fazer com que cada um tire suas próprias conclusões sobre as imagens que estão vendo."
Walter Miranda é bastante conhecido no exterior. Muitas de suas obras estão em acervos na Europa e Estados Unidos. Em junho ele irá apresentar a mostra Admirável Mundo Novo na Casa de Cultura Heredia San José – Costa Rica. A exposição permanecerá aberta até o dia 29.

Walter Miranda
Ateliê Oficina FWM de Artes
Todos os Direitos Reservados.