Walter Miranda
Artista Plástico

Confúcio e as Cinco Virtudes do Homem Sábio

2016

Técnica: Óleo + objetos sobre madeira

Dimensões: 73 X 69,5cm

Confúcio e as Cinco Virtudes do Homem Sábio

A Unesp, Universidade do Estado de São Paulo, por meio de parceria com o Instituto Confúcio, convidou 15 artistas para participar do projeto “De Olho na China”. Cada artista recebeu da Unesp o livro “Os Analectos”, para ler e criar um trabalho baseado nos ensinamentos de Confúcio.


Ao ler o livro percebi que Confúcio se baseia em três temas (estudo, amizade e homem nobre) e que cinco fatores são constantes no sistema cognitivo de seus ensinamentos, a saber:


5 elementos: metal, água, madeira, fogo e terra.


5 cores: branco, preto, verde, vermelho e amarelo.  


5 qualidades humanas: gentil, bondoso, cortês, frugal e humilde.


5 órgãos: pulmão, rins, fígado, coração e baço.


5 emoções: tristeza, medo, irritabilidade, alegria e ansiedade, reflexão e preocupação.


Curiosamente, os elementos estão correlacionados com as cores: metal=branco; água=preto; madeira=verde azulado; fogo=vermelho e terra=amarelo.


Tendo este princípio numérico em mente, idealizei uma composição geométrica me utilizando de retângulos e triângulos que atuam como elementos estéticos e se repetem sempre na mesma quantidade. Estes retângulos e triângulos servem de base para incorporar placas de computador, ideogramas chineses representando as cinco emoções abordadas por Confúcio e referências visuais relativas aos elementos da natureza; cores principais; qualidades humanas etc.


Além de conceitos chineses também incorporei ao trabalho conceitos ocidentais que costumo usar normalmente em meus quadros. Por isso, em cada retângulo, usei silhuetas de bailarinos que direcionam o olhar do espectador para alguns elementos visuais presentes em cada parte do quadro e no centro dele inclui uma silhueta, que lembra o homem vitruviano. Nele acrescentei um sexto ideograma que pode ser traduzido como “sábio e homem inteligente”.


Na base do quadro coloquei a silhueta de um computador, duas mãos segurando uma pena e um lápis, e incorporei uma caneta, numa alusão de que todas as qualidades humanas abordadas por Confúcio dependem exclusivamente da educação, não importa a época.


Na parte superior do quadro coloquei as imagens pintadas do planeta terra, da lua e do sol, uma tríade que acompanha meus trabalhos há muito tempo e procura demonstrar que, acima de tudo, fazemos parte de um sistema extremamente harmonioso e equilibrado e superior às nossas pretensões de domínio da natureza.

Detalhes
Walter Miranda
Ateliê Oficina FWM de Artes
Todos os Direitos Reservados.