Walter Miranda
Artista Plástico

Admirável Nova Idade Média

de Walter Miranda  Outubro - 1998/2016

Como já escrevi anteriormente, tenho expressado através de meus trabalhos as questões do cotidiano que me afligem conceitual e ideologicamente. Assim foi com as séries "1984 - Estigma de George Orwell", "Admirável Mundo Novo" e "Projeto Seattle", entre outras, onde utilizei peças de computadores e objetos do cotidiano incorporados à tradicional técnica da pintura a óleo. Dessa forma, a razão de existência desta exposição não poderia ser diferente. Desde os anos 80, ao analisar as atitudes humanas em nossa época e tentar entender sua trajetória através de comparações com o passado, deparei-me com um forte paralelo na história: a Idade Média.

Saber É Poder I

Todo o sentido de violência, insegurança, solidão, desespero social, riscos de epidemias, controle religioso, relações profissionais, deslocamento espacial, dependência do governo, injustiças sociais, angústias pessoais etc., que ocorrem atualmente, têm, a meu ver, certa similaridade com aquele período histórico. Daí nasceu esta nova série de trabalhos "Admirável Nova Idade Média",  onde a intenção maior é provocar no espectador reflexões sobre  o presente e o futuro usando as experiências do passado numa abordagem análoga ao cíclico espaço tempo continuum, embora eu imagine que o tempo não deva ser representado exatamente por um círculo, mas por uma espiral (muito mais dinâmica, como é a vida), que tem algumas características aparentemente cíclicas, porque nasce em um ponto e cresce continuamente passando sempre pelos mesmos quadrantes que provocam certas similaridades porém sem se repetir.

Voltando ao paralelo histórico, mencionado anteriormente, sabemos que na Idade Média, o deslocamento das pessoas de uma região para outra era muito lento, pois o meio de locomoção mais veloz era realizado através de cavalos. Hoje a velocidade do deslocamento nas grandes cidades chega aos mesmos parâmetros da Idade Média devido aos congestionamentos (dentro das cidades, demoramos o mesmo tempo que na Idade Média para nos deslocarmos 20 quilômetros, por exemplo).

Garras Tecnológicas I

Com o avanço da informática, muitos profissionais liberais e executivos tem mantido seus escritórios em casa e usam os meios eletrônicos para enviar seus serviços às empresas. Da mesma forma, na Idade Média, havia pessoas que empresariavam os serviços dos artesãos  deixando a matéria-prima em suas casas e periodicamente passando para retirar o produto acabado. Na Idade Média, havia também uma estrutura informal de comércio, sendo que atualmente, a economia informal vem se fortalecendo nas grandes cidades, onde, muitos micro-empresários entregam matéria-prima e retiram artigos manufaturados por pessoas contratadas para realizarem esses serviços em suas próprias casas.

Na Idade  Média, as cidades eram rodeadas de altos muros e portões, que eram fechados à noite, a fim de se proteger dos ataques externos. Junto a esses muros e portões ficavam a postos arqueiros vigiando a aproximação de possíveis inimigos. Como paralelo, temos hoje, os condomínios fechados ou mesmo áreas comerciais e residenciais, onde empresas de vigilantes  são contratadas com a mesma finalidade de outrora. Também os caminhos eram extremamente perigosos como os cruzamentos de ruas nas grandes cidades hoje em dia. O risco de graves epidemias é cada vez maior em nossos dias preocupando as autoridades sanitárias mundiais, devido às facilidades com que os vírus e bactérias podem ser transmitidos. Isto tem gerado as mesmas preocupações que havia na Idade Média com as pestes.

Elo da Vida I

Assim como na Idade Média, as cidades de hoje são verdadeiros centros de novas idéias, tecnologias e poder, onde os governantes geralmente são prepotentes  e mantêm-se isolados da população que espera que eles resolvam os problemas da comunidade. A formação labiríntica das ruas em favelas e regiões pobres, hoje em dia,  não difere muito das condições de moradia na Idade Média, onde o saneamento básico também era precário. Além disso, a disseminação e a manipulação das religiões hoje, não tem sido muito diferente do maniqueísmo religioso da Idade Média.  Da mesma forma, a proximidade do final do segundo milênio provocou várias previsões catastrofistas similares às do final do primeiro milênio e associadas ao do final do mundo. E assim podemos comparar a agricultura, sistema educacional, etc. em muitos países.

detalhe de Janela para Sabedoria I

Entretanto, a Idade Média não foi exatamente  uma era de obscurantismo como muitos pensam e, talvez, a nossa era também não seja tão negra quanto alguns pessimistas apregoam. Nesse sentido, muitos acreditam que estamos no limiar de uma nova era que, talvez, não demore o mesmo tempo que a Renascença demorou para chegar, já que tudo tem evoluído e se modificado e com extrema rapidez em nossos tempos (provavelmente, aconteceu mais eventos significativos neste século do que em toda a história da humanidade).

Com tudo isso, a "Nova Idade Média" que vivemos hoje, apesar de suas dicotomias, parece-me tão admirável quanto a vivida por nossos antepassados, sendo que isto me animou a continuar expressando minhas desilusões e esperanças através da reutilização lógica e lúdica de resíduos do nosso cotidiano tecnológico contrapostos a elementos representativos da Idade Média.

detalhe de Garras Tecnológicas II

Ao respeitar, na série Admirável Nova Idade Média,  a persistente recorrência no uso de alguns elementos simbólicos, tais como a imagem do planeta Terra, sementes e folhas, bem como imagens de bailarinos, usados em outras séries de trabalhos, procuro expressar a situação de desequilíbrio existencial do homem em relação ao planeta, hoje em dia. Além disso, procuro criar uma analogia, através do contraponto, com os elementos referentes à Idade Média. A composição construtivista dos quadros que começa com a Relação Áurea usada em suas dimensões, gera a criação de planos pictóricos conseguidos através de texturas e sobreposições de tintas em camadas espirradas, enrugadas e pinceladas abstratas e gestuais.

Porém, esses planos geométricos rígidos são atenuados com o uso das linhas elegantes e orgânicas da espiral logarítmica (para mim associadas ao ritmo da vida e do tempo) e com o uso de harmonias cromáticas resultantes de extensa pesquisa sobre a cor e que ajudam o espectador a percorrer a superfície pictórica de cada obra. O resultado, creio, é formado por obras pictóricas contemporâneas não convencionais, onde o universo simbólico exerce grande força visual no espectador.

(Todas as obras da série)

Walter Miranda
Ateliê Oficina FWM de Artes
Todos os Direitos Reservados.