Walter Miranda
Artista Plástico

Começa a Primeira Coletiva da III Mostra Nova

1981
Shopping News
8 de Fevereiro de 1981
http://www.fwmartes.com.br/imprensa/imagens/m16_u7_05022017-17-21-46_baixa.jpg

Uma boa amostragem da arte que vem sendo produzida no mundo Pós-70 pode ser vista a partir desta terça-feira no Centro de Artes Shopping News. O primeiro grupo de artistas novos, selecionados para a III Mostra Nova - Promoção com o objetivo de revelar talentos em artes plásticas, assegurando-lhes um espaço – Inicia um período de quinze dias de exposição com pinturas, desenhos, colagem e escultura. De quebra, há ainda as telas de Walter Luiz Lopes de Miranda, um dos três premiados pelo júri com exposição individual, pela qualidade de seu trabalho.
Foram 207 inscritos, das mais variadas idades e profissões. Há quem tenha somente 17 anos e quem já ultrapassou os 60. Há donas de casa, estudantes, aposentados e profissionais liberais. Mas principalmente há na III Mostra Nova, promovida pelo Centro de Artes Shopping News, um retrato da miscelânea de tendências e estilos que caracteriza as artes plásticas em todo o mundo, desde o início dos anos 70. Paulo Klein, um dos críticos de arte responsáveis pela seleção dos trabalhos, ao lado de Olney Kruse e Alberto Beuttenmuller, garante que o conjunto de obras escolhidas para participar da III Mostra reflete bem esse período de confusão vivido atualmente pelas artes visuais.
Desde o hiper-realismo do final dos anos 60, estilo que incorpora as experiências dos clássicos, á liberdade da pop-art, os artistas plásticos do mundo inteiro parecem esgotados e insatisfeitos. Tenta-se a todo momento descobrir novas linguagens, criar estilos mais fiéis ao hoje, mais contemporâneos. Estão aí a xerox, a arte postal, a arte de interferência – aquela que sai das galerias para ir ao encontro do público, nas ruas. E o salão do Shopping News recebeu todo esse tipo de tendências.
Assim o Primeiro passo para a seleção da III Mostra, segundo ele, foi escolher os trabalhos com melhor acabamento e nível profissional significativo. Dos 207 inscritos sobraram 52 divididos em duas esposições coletivas. A primeira, aberta ao público nesta terça-feira, reúne 24 artistas, incluindo o pintor Walter Luiz Lopes de Miranda, premiado pelo júri com uma exposição individual, a ser feita durante este ano.

http://www.fwmartes.com.br/imprensa/imagens/m16_u7_05022017-17-22-11_baixa.jpg
Transposi

OS ARTISTAS
O desenhista Alfredo Aquino e Adriano Soares da Costa, especializado em colagem, mereceram exposições individuais. E como a de Walter, elas acontecerão ainda em 1981. Por enquanto, porém, Alfredo e Adriano participarão da segunda coletiva, marcada para o período de 10 a 25 de março.No primeiro grupo estarão os vários estilos da pintura, do desenho, colagem e uma escultura, assinados por Ana Cláudia Torralvo – a mais nova artista com 17 anos – Antonio Carlos Miceli, Antonio jacome carvalho, Camilo Eduardo Tavares, Carlos Alberto Fusaro, Cláudio Aparecido Solano, Clóvis Gomes Moreira, Diola Sotelo, Elizabeth Mendes, Érica Wagner Ribeiro, Fanny Gueller, Iara Iasue Isii, José Geraldo Vieira da Costa, Maria de Fátima Magalhães Ferreira, Milton Ananias de Matos, Nelson Leoh, Ney Renato dos Santos, Noeme Souza Guimarães, Rafaelo Papescu, Raymundo Rodrigues, Sara Palma Perissinotto, Walkiria Suleiman, Walter Luiz Lopes de Miranda e Wilson Crespo Dupont. A mostra pode ser vista até o próximo dia 25, no horário comercial, na rua Martins Fontes, 159.
 
 

Walter Miranda
Ateliê Oficina FWM de Artes
Todos os Direitos Reservados.