Walter Miranda
Artista Plástico

Os Quatro Elementos da Natureza e as Quatro Estações do Ano

2015
https://www.fwmartes.com.br/imprensa/imagens/m16_u54_02042020-17-27-53_baixa.jpg

Dois quadros que abordam elementos simbólicos da filosofia clássica grega antiga. Eles foram planejados usando a minha imagem e da minha esposa, Flávia, na posição do homem vitruviano de Leonardo da Vinci.

Concomitantemente à mensagem filosófica, trabalhei os elementos de forma lúdica explorando conceitos de composição, forma e cor. Assim, os elementos se tornam simbólicos, sendo que alguns (folhas, sementes, flores conchas etc.) representam o naturalismo e as peças de computador representam o domínio da tecnologia na sociedade atual.

 

Quadro 1 - Os quatro Elementos da natureza.

Quatro retângulos áureos circundam a imagem vitruviana e em seu interior encontram-se formas geométricas que foram geradas usando as espirais logarítmicas proporcionadas pela proporção áurea, uma relação matemática usada desde a Antiguidade.

O elemento terra foi correlacionado com a geração da vida por meio de alusões a sementes e o órgão sexual feminino. A forma dos elementos fogo, água e ar têm suas linhas alusivas à sinuosidade das labaredas, das ondas e das nuvens.

Ao lado dos retângulos áureos estão pequenos retângulos preenchidos com objetos que representam os quatro elementos.

 

Quadro 2 - As quatro estações do ano.

Nesse quadro, a primavera está relacionada às flores, o verão ao calor do sol, o outono às cores das folhas que caem nessa época e o inverno aos cristais de gelo. As formas inseridas nos retângulos áureos também foram obtidas por meio de espirais logarítmicas.

 

Técnica: Óleo + objetos sobre madeira

Dimensões: 81 x 81 cm

Ano: 2015                                                                                                                                      Walter Miranda - 2015

 

Walter Miranda
Ateliê Oficina FWM de Artes
Todos os Direitos Reservados.