Walter Miranda
Artista Plástico

Espaço tempo virótico

2020

 

Técnica: Óleo + placas de computador sobre madeira

 

Dimensões: 123,5 cm X 76,5 cm                              

 

Ano: 2020

 

 

 

Trabalho composto em seu fundo por placas eletrônicas antigas e que tiveram um por de sol urbano pintado sobre elas. Embora pintadas em dégradé, as faixas da atmosfera que escurecem ao se aproximar do espaço foram pintadas  espeitando a forma geométrica das placas.

 

Em primeiro plano foram colocadas placas eletrônicas atuais recortadas em forma circular e na borda delas foram aplicados componentes eletrônicos que representam as espículas do novo Coronavírus.  A forma dessas placas em si é o Coronavírus tomando conta do planeta, pois no interior delas, os continentes foram pintados em forma positiva e negativa. Essa é a representação do espaço em que vivemos.

 

Ainda dentro das placas e acompanhando a forma circular foram aplicados números que nos remetem às horas do dia e insinuam o tempo em que vivemos, porém sem determinismo porque não existem os ponteiros desse relógio imaginário. Essa é a representação do tempo em que vivemos.

 

Em resumo, a correlação entre o espaço e o tempo ocorre devido às sugestões imagéticas da forma virótica e da noção temporal induzida pelos números. A paisagem pintada no fundo nos insere no contexto do mundo em que vivemos, pois independentemente de cultura, todos reconhecem um por de sol.

 

Detalhes
Walter Miranda
Ateliê Oficina FWM de Artes
Todos os Direitos Reservados.