Walter Miranda
Artista Plástico

Chile 33

2020

 

Técnica: Óleo + areia + objetos* sobre tela sobre madeira

 

Dimensões: 136 cm X 45,8 cm                                  

 

Ano: 2020

 

*Objetos usados: Placas de computador serradas e esmerilhadas, relógio, capacete de plástico, lanterna, contador analógico, antenas de carro, cúpulas de acrílico etc.

 

 

 

Em 5 de agosto de 2010, um acidente na mina chilena San José, de cobre e ouro, soterrou 33 mineiros. Após 18 dias de busca, eles foram encontrados vivos a 688 metros de profundidade.

 

 O trabalho de resgate durou mais 52 dias e teve apoio internacional sendo divulgado cotidianamente pelos órgãos de imprensa internacional, fato que gerou uma comoção e interesse mundial. Foram necessárias três perfuradoras trabalhando simultaneamente e somente uma delas atingiu o exato local onde os mineiros se encontravam. Durante o processo de perfuração, os mineiros receberam correspondência, remédios, alimentação e vários tipos de apoio fornecidos pelo estreito furo usado para encontrá-los. As equipes de resgate receberam apoio técnico de engenheiros estrangeiros e ajuda material de alguns países por meio de envio de peças e equipamentos e uma cápsula metálica denominada Fênix II foi desenvolvida pela NASA para a retirada individual dos mineiros.

 

Toda essa operação, com um final feliz comoveu o mundo todo e me motivou a pintar esse trabalho representando essa epopeia contemporânea. A parte superior do trabalho apresenta uma vista aérea da região onde se encontra a mina. As demais partes do quadro são compostas por elementos representativos de vários detalhes e momentos importantes dessa impressionante proeza.

 

 

 

 

Detalhes
Walter Miranda
Ateliê Oficina FWM de Artes
Todos os Direitos Reservados.